Jornal "A Noite" de 29 de abril de 1943 destacou o 4.º gol vascaíno
assinalado por Isaias, à vista do goleiro Oberdam
Foi no dia 28 de abril de 1943 que se deu o primeiro registro fotojornalístico da camisa do remo no futebol do Vasco, negra com sua tradicional faixa a tiracolo branca.
Com ela o Vasco venceu o Palmeiras por 5 a 4 em pleno Pacaembu! Em junho de 1943, ainda a envergou mais uma vez, contra o São Paulo, antes da oficialização perante a FMF.
Jornal "A Noite" de 6 de junho de 1943
Criada em 16 de julho de 1899, os atletas do remo somente podiam vesti-la nas regatas oficiais ou então para os "quadros de honra" dos campeões.
Em 1943, o comando do clube estava em mãos do grande presidente Cyro Aranha, e a direção técnica do futebol sob o controle do uruguaio Ondino Viera. Iniciava-se a "Era do Expresso da Vitória".
Ondino Viera, sob a social do Estádio Vasco da Gama - 1945 (revista O Cruzeiro)
Quando assumiu, Ondino estabeleceu, juntamente com o comando do clube, que o Vasco passaria a usar preferencialmente o uniforme noturno de verão, a conhecida camisa branca com faixa a tiracolo negra, criada em dezembro de 1937:
"... quando, levado por motivos reais, obtive permissão da diretoria, para alterar o uniforme, mais de uma pessoa me disse que, agora sim, se podia confiar. Ora, eu mudei a cor da camisa por um motivo real, palpável e não psicológico. Vivemos num clima tropical... a roupa escura absorve mais e concentra raios solares, predispondo o organismo a maiores cansaços, em face do calor. Foi considerada a questão, de fundamental importância, que pleitei e obtive a alteração do uniforme do Vasco. Nada de superstição..." (Ondino Vieira em entrevista para o jornal "Diário da Noite" de 10 de julho de 1944)
O propósito era óbvio, evitar o desgaste físico dos jogadores sob o sol e o calor tropical de nossa cidade. Era o fim dos "Camisas Negras".
A camisa inteiramente negra em nosso clube - sem a faixa a tiracolo - sempre foi o seu segundo uniforme desde a fundação. Utilizada principalmente nas atividades internas e fora das competições oficiais do remo, teve no futebol lugar destacadíssimo durante os seus primeiros vinte e sete anos.
Ora, não havia sentido abandonar o tradicional negro em favor unicamente do uniforme branco. E como só o vascaíno poderia fazê-lo, elevou oficialmente a camisa de honra das regatas como uniforme titular, após requerimento aprovado junto à Federação Metropolitana de Futebol, a 10 de junho de 1943.
Nota publicada no jornal "Correio de Manhã", de 11 de junho de 1943
Ao "uniforme de honra" do clube estava destinado o maior triunfo internacional do "Expresso da Vitória": A conquista do Campeonato Sul-Americano de 1948!
Vasco perfilado para o hino nacional, momentos antes da partida contra o River Plate, quando conquistaria
de forma invicta o Sul Americano de 1948 no Chile (Revista Vasco)
de forma invicta o Sul Americano de 1948 no Chile (Revista Vasco)
*Pesquisa e Texto: Equipe do Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama
Nenhum comentário:
Postar um comentário