quarta-feira, 17 de agosto de 2016

A PIONEIRA EXCURSÃO VASCAÍNA À EUROPA EM FOTOS!


Há 85 anos, a equipe dos Camisas Negras desembarcava no Rio após pioneira e bem sucedida turneé pela Europa




A Vitória do Pioneirismo

Foi do Vasco o privilégio de ser o primeiro clube carioca a excursionar pela Europa. O pioneirismo e a inexperiência não impediram que o clube jogasse com os melhores de Portugal e Espanha, levantando bem alto o nome e o gigantismo do Vasco.

Em terras portuguesas a delegação foi celebrada e homenageada com entusiasmo por onde passou. Destacados jornais abriram espaço em suas colunas esportivas para elogiar o melhor do futebol brasileiro, reverberando a superior qualidade do jogo empreendido pelo Vasco.

Essa iniciativa marcou o início do fim do amadorismo no futebol. Jaguaré, "o Dengoso", e Fausto, "o Maravilha Negra", deixaram o Vasco para jogar profissionalmente pelo Barcelona.

Mostraremos a seguir a síntese e as imagens de mais esta epopeia histórica que só o Club de Regatas Vasco da Gama poderia promover!




A Organização da Comitiva

Sob a presidência do senhor Raul da Silva Campos, a delegação estava assim organizada:

JOGADORES - Jaguaré Bezerra Vasconcelos, Waldemar Sá Couto Guimarães (goleiros); Luiz Gervazoni (Itália), Alfredo Brilhante (zagueiros); Alfredo Tinoco, Fausto dos Santos (o Maravilha Negra), Sebastião Paiva Gomes (Molla), Luiz Ferreira Nesi, Antonio Castro Reis (Rainha) (meio campistas). Daniel Augusto Magdalena (Bahianinho), Carlos Paes (84), Moacyr Siqueira de Queiroz (Russinho), João Ghisoni, Mario Mattos, Sebastião Sant'Anna (atacantes); todos do Vasco, além de Fernando Giudicelli, do Fluminense; Nilo Murtinho Braga, Carlos Carvalho Leite e Benedicto de Moraes Menezes, do Botafogo, que integraram a delegação de comum acordo com a AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos) - entidade a que estavam filiados os clubes que disputavam o campeonato de futebol amador do Rio de Janeiro.

DIRETORES: Capitão Orlando Eduardo da Silva (diretor técnico); Eduardo da Fonseca Filho (tesoureiro), José da Silva Rocha "Rochinha" e Harry Welfare (treinador).




Resultados dos Jogos Realizados

Espanha - Barcelona - Estádio Las Corts
28/06/1931 - Barcelona 3 x 2 Vasco da Gama (Nilo e Carvalho Leite)
29/06/1931 - Barcelona 1 x 2 Vasco da Gama (Carvalho Leite e Russinho)





Espanha - Vigo - Estádio Municipal de Balaídos
05/07/1931 - Celta 2 x 1 Vasco da Gama (Russinho)
07/07/1931 - Celta 1 x 7 Vasco da Gama (Bahianinho - 3 gols, Russinho, Nilo - 2 gols, e Mario Mattos)




Portugal - Lisboa - Estádio do Lumiar
12/07/1931 - Benfica 0 x 5 Vasco da Gama (Mario Mattos - 2 gols,  Russinho - 2 gols e Nilo)

Portugal - Lisboa - Campo das Amoreiras
15/07/1931 - Combinado Benfica, Vitória e Casa Pia 2 x 4 Vasco da Gama (Russinho - 3 gols, e Nilo)




Portugal - Porto -  Estádio do Amial
22/07/1931 - Porto 1 x 3 Vasco da Gama (Russinho, Carvalho Leite e Nilo)
26/07/1931 - Porto 2 x 1 Vasco da Gama (Carvalho Leite)



Portugal - Lisboa - Campo das Amoreiras
30/07/1931 - Vitória 1 x 1 Vasco da Gama (Carvalho Leite)

Portugal - Lisboa - Campo Grande
02/08/1931 - Sporting 1 x 4 Vasco da Gama (Nilo - 2 gols, Carvalho Leite e Ghisoni)

Ainda em meio a festas e homenagens proporcionadas pelos portugueses nas localidades por onde a delegação passou, tiveram especial aspecto as exibições ocorridas em Ovar e Póvoa de Varzim, justamente terras dos ex-presidentes Francisco Marques da Silva e Raul da Silva Campos, onde o Vasco aplicou as seguintes goleadas: 9 a 2 contra o combinado dos Poveiros-Boa Vista (22/07/1931) - gols de Tinoco (3), Benedicto (3), Santa'Anna (2) e Fernando; e 6 a 2 contra a Associação Ovarense (24/07/1931), gols de Russinho (3), Nilo, Bahianinho, Carvalho Leite.



No total de 12 partidas, o Vasco obteve 8 vitórias; 1 empate e 3 derrotas, somando 45 gols pró e 18 contra.


O Desembarque e a Exibição Cinematográfica da Excursão

No dia 16 de agosto de 1931, a delegação vascaína desembarcava no Cais Mauá pelo mesmo navio em que viajou para a Europa, o Arlanza. Milhares de vascaínos foram recepcionar a equipe que tanto sucesso teve em solo estrangeiro. 








A envergadura de tal feito e o enorme interesse proporcionou a realização do cine-noticiário da excursão, que registrou todos os jogos realizados pelo Vasco, sendo exibido no cinema Eldorado!




*Imagens fotográficas gentilmente cedidas por José Augusto Campos
Registro jornalístico Diário de Notícias e Correio da Manhã (acervo da Biblioteca Nacional)

Texto: Henrique Hübner
Diretor do Centro de Memória do Club de Regatas Vasco da Gama

Um comentário:

  1. Muito interessante. O Vasco parece ser também um Campeão a defender a sua brilhantíssima História.

    Sou adepto do SL Benfica e tenho como muitos dos Portugueses que gostam de futebol um carinho especial pelo Vasco da Gama.

    Um detalhe que me interessou particularmente foi o cine-noticiário feito na viagem a Lisboa e que acabou por ser exibido no Cinema El-Dorado. Esse filme terá muitas imagens registadas no Estádio das Amoreiras, propriedade do SL Benfica. Espero que o filme não esteja perdido. Seria maravilhoso que pudesse ser visto novamente.

    Parabéns ao Club de Regatas Vasco da Gama. Ontem, hoje e sempre um grande do futebol Brasileiro e Mundial.

    ResponderExcluir