A bandeira do Club de Regatas Vasco da Gama usada no seu primeiro decênio
"Pede a palavra o Sr. Antonio Malho e diz que ao Sr. Carvalho, são sempre poucas as homenagens que lhe prestarem os Socios do Club de Regatas Vasco da Gama.
Ninguem, como elle, tanto se esforçou pelo engrandecimento do Club, fazendo-o respeitado perante os seus congeneres. A prova da sua boa vontade, está em pouco... Em um anno conquistamos mais victorias do que em todo o resto da nossa curta, porem, já atribulada existencia. Diz mais que, já tinha pensado e era seu proposito fazer a proposta para ser concedido o titulo de Presidente Honorario ao Sr. Carvalho, porem, que outros Distinctos Consocios o precederam. Congratula-se com os auctores da referida proposta, pela feliz idéa que tiveram.
Faz votos para que o nosso actual Presidente Honorario, de volta a sua Patria, encontre lá descanso e conforto para o seu belo espirito, dezejando mais que os ares patrios lhe retemperem a sua abalada saude.
Quando voltar, e Deus permitta que seja breve, cá nos encontrará sempre em torno da nossa bandeira Grancruzada com essa Cruz da Ordem de Christo, que serviu de estimulo aos navegadores portugueses, para a descoberta dos novos mundos; cá nos encontrará sempre em torno d'ella Cruz Glorioza que é o Signal mais puro da Fé e que foi o primeiro symbolo que a audacia dos nossos antepassados conseguiu implantar na India ao mando d'esse Glorioso Capitão que se chamou Vasco da Gama, que é nosso Patrono e que é uma das puras e limpidas Glorias d'essa assombroza História de Portugal!!!"
(Manifestação do 1.º Secretário Antonio Malho, registrada na Ata da Assembleia Geral do Club de Regatas Vasco da Gama a 20 de março de 1904, quando da renuncia do presidente Alberto de Carvalho Silva, que ainda retornaria da Europa para exercer seu terceiro mandato à frente do Clube após a presidência de Candido José de Araujo. Com ele, trouxe a yole Procelária no início de 1905 para a conquista do primeiro campeonato Rio de Janeiro)
*grafia original
Nenhum comentário:
Postar um comentário