A prova Clássica "América do Sul" foi criada em 10 de março de 1914 para ser disputada em continuação à prova clássica "Sul-América" que era patrocinada pela conhecida companhia de seguros.
Em 17 de junho de 1923, na regata oficial patrocinada e organizada pelo próprio Club de Regatas Vasco da Gama, o clube conquistou seu primeiro "Challange América do Sul", como designavam os antigos ao citar o troféu do remo!
O triunfo do Vasco na sua própria regata foi acachapante, conforme noticiado pelos jornais da época. Dos catorze páreos disputados, venceu seis páreos e chegou em segundo noutros três.
A conquista da Prova Clássica "América do Sul" foi no 6.º Páreo - às 13:40h - 1000 metros - Yole-gigs a 4 remadores - Classe de juniors - Prêmios: medalha de ouro e de bronze - Challange "América do Sul" ao vencedor.
A guarnição da yole "Independência" do C.R. Vasco da Gama contou com o patrão: Jacomo Gunek; remadores: Arthur da Fonseca Soares, Vasco de Carvalho, Manuel Pereira de Moraes e Romeu Peçanha da Silva que correu no tempo de 3 minutos 35,2 segundos (3,35" 1/5).
Fonte: Careta, JB, O Imparcial, Vida Sportiva (Acervo BN Digital)
Imagem: Revista Careta (retoque digital Memória Vascaína)
Medalha - Acervo Pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário